Rio: Após escapar de impeachment, Crivella oficializa candidatura à reeleição

Atual prefeito ainda não definiu quem será seu vice; coligação “Com Deus, pela família e pelo Rio” é composta por sete partidos

  • Por Jovem Pan
  • 08/09/2020 00h31
Saulo Angelo/Estadão Conteúdo Marcelo Crivella Marcelo Crivella é o atual prefeito do Rio de Janeiro

Depois de ter seu processo de impeachment por improbidade administrativa rejeitado pelos vereadores do Rio de Janeiro por 25 votos a 23, o atual prefeito, Marcelo Crivella, oficializou nesta segunda-feira, 7, sua candidatura à reeleição pelo Republicanos. Ainda não está definido quem será o candidato a vice. O vice da atual gestão, Fernando Mac Dowell, morreu em 20 de maio de 2018, vítima de um enfarte, após quase um ano e meio de mandato.

Por enquanto, a coligação “Com Deus, pela família e pelo Rio”, é composta por sete partidos. Patriota, Podemos, Progressistas, Solidariedade, PTC, PRTB e o próprio Republicanos. A oficialização ocorreu durante convenção do partido, realizado nesta segunda-feira. Também foram oficializadas 77 candidatos a vereador que tentarão a eleição pelo Republicanos, entre eles Carlos Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, e a mãe de Carlos e ex-mulher do presidente, Rogéria Nantes, vereadora por dois mandatos (1993-1996 e 1997-2000). Além de Carlos, o senador Flávio Bolsonaro também integra o Republicanos.

Durante a convenção, Crivella criticou a imprensa e se comparou a Bolsonaro. “O presidente tomou uma facada. Outra pessoa diria: ‘Minha vida em primeiro lugar’. Mas nosso líder colocou a vida do povo à frente. Nossa luta é para sermos como o presidente Bolsonaro e colocar até nossa vida em segundo plano”, afirmou.

Crivella teve o processo de impeachment rejeitado pelo caso dos “guardiões”, em que é acusado de cometer improbidade administrativa ao manter servidores públicos ao redor de hospitais municipais com a missão de impedir o trabalho da imprensa e evitar reportagens sobre problemas na saúde. Ele ainda é investigado pela Polícia Civil e pelo Ministério Público do Rio de Janeiro.

Adversários

Nesta segunda-feira, Hugo Leal também confirmou que disputará o pleito pelo PSD, cujo o presidente nacional é Gilberto Kassab. Leal é deputado federal. Entre os candidatos a prefeito do Rio já oficializados em convenções estão o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM), a deputada estadual Roberta Souza (PSOL) e o empresário Fred Luz (Partido Novo).

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.