No Rio, Niterói e São Gonçalo endurecem medidas de isolamento social

  • Por Jovem Pan
  • 11/05/2020 09h17
EFE/EPA/MICHAEL REYNOLDS As medidas serão adotadas até a sexta-feira (15) nos dois municípios, mas as prefeituras avaliarão se será necessário estender o prazo

No Rio de Janeiro, os municípios de Niterói e São Gonçalo, começaram adotar nesta segunda-feira (11), medidas mais rigorosas de isolamento social para conter o avanço da Covid-19. Juntos, as cidades concentram cerca de 1.200 casos confirmados e 90 mortes pela doença, de acordo com dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.

Em Niterói, foi adotado bloqueio total do município. Com a medida, é permitido o deslocamento apenas por força de trabalho, para ida a serviços de saúde, a estabelecimentos autorizados a funcionar e para a compra de alimentos e medicamentos com possibilidade de multa para quem desrespeitar a decisão.

Já em São Gonçalo, o bloqueio total restringe apenas o centro da cidade e o bairro de Alcântara, principais centros comerciais do município. Nos locais, só poderão funcionar estabelecimentos essenciais e será proibida a permanência de pessoas nas ruas e outras áreas públicas.

Entre os estabelecimentos são considerados essenciais e poderão continuar funcionando estão: farmácias, hipermercados, supermercados, mercados e centros de abastecimento de alimentos, padarias, pet shops, postos de combustíveis, restaurantes e lanchonetes (os dois últimos apenas para entregas em domicílio).

As medidas serão adotadas até a sexta-feira (15) nos dois municípios, mas as prefeituras avaliarão se será necessário estender o prazo. Outras cidades do Rio de Janeiro também estão endurecendo medidas, como Búzios, que adotou um toque de recolher das 23h às 6h, que impede o deslocamento pela cidade nesse horário, exceto em casos específicos.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.