Teich sobre isolamento: ‘Ninguém está pensando em flexibilizar nada’

O ministro da Saúde afirmou que o governo tem ‘diretriz pronta’ para estados e municípios, mas que ela não será apresentada neste momento

  • Por Jovem Pan
  • 30/04/2020 19h14 - Atualizado em 01/05/2020 07h27
Wallace Martins/Estadão Conteúdo Nelson Teich é o atual ministro da Saúde do Brasil

O ministro da Saúde, Nelson Teich, afirmou durante coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (30), que o governo não está avaliando mudar a estratégia de distanciamento e isolamento social para combate ao novo coronavírus.

“Ninguém está pensando em flexibilizar nada. É preciso ter cuidado com o que se escreve, porque pode influenciar uma população inteira. Estamos acompanhando os casos e buscando um ponto de inflexão na curva. Ninguém está pensando em relaxar”, afirmou, referindo-se à imprensa.

Teich, no entanto, afirmou que o Ministério da Saúde tem uma diretriz com orientações sobre a flexibilização pronta, mas que, no momento, divulgá-la seria “muito ruim”.

“Temos a diretriz pronta e estamos buscando a melhor forma de colocar isso para as pessoas. É uma diretriz para que todos os pontos possam ser desenhados para o futuro. Se liberar uma diretriz agora, dessa forma, soar como uma orientação de relaxamento seria muito ruim e não é o caso.”

Inicialmente, a pasta vai discutir a diretriz apenas com estados e municípios. “Ela baliza discussões e decisões de secretários, governadores e prefeitos. Vamos, neste momento, apresentar somente para essas pessoas, sem colocar isso na mídia agora”, disse.

Segundo o ministro, a questão do isolamento social e da diretriz elaborada pelo governo “não pode ser abordada de forma superficial”. “É preciso ter calma para saber o que se fazer na sequência. O que se faz hoje pode ser revisto amanhã”, completou.

Nesta quinta, o Brasil registrou 435 mortes nas últimas 24 horas – o total está em 5.901 e mais de 85 mil casos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.