Trump parabeniza Fernández por vitória na Argentina: ‘Fará um trabalho fantástico’

  • Por Jovem Pan
  • 01/11/2019 20h53
EFE Alberto Fernández Argentina Fernández, por sua vez, disse à Trump que tem a intenção de manter uma relação "madura e cordial" com a Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ligou nesta sexta-feira (1) para o presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, para parabenizá-lo pela vitória em primeiro turno sobre Mauricio Macri. Trump disse ter instruído a equipe americana no Fundo Monetário Internacional (FMI) a ajudar o país.

“Instrui o FMI a trabalhar com você. Não hesite em me ligar”, falou para Fernández, segundo fontes da coalizão Frente de Todos, liderada pelo presidente da Argentina.

“Parabéns pela grande vitória. A acompanhamos pela televisão. Você vai fazer um trabalho fantástico. Espero conhecê-lo em breve. Sua vitória foi comentada em todo o mundo”, completou o presidente americano.

Fernández, por sua vez, disse à Trump que tem a intenção de manter uma relação “madura e cordial” com a Casa Branca. Para ele, há muitas coisas em comum entre os Estados Unidos e a Argentina, que precisará de ajuda para afastar a atual crise econômica.

Fernández, que foi chefe de gabinete no governo de Néstor Kirchner e no início do primeiro mandato de Cristina Kirchner — hoje sua vice –, afirmou ainda durante as eleições que a Argentina está muito condicionado às políticas da Casa Branca.

“Se convivemos com [George W.] Bush, como não vamos poder conviver com Trump?”, questionou durante a campanha.

O apoio de Trump foi essencial para que Macri conseguisse um empréstimo de US$ 56,3 bilhões com o FMI, o maior já concedido pela instituição na história. Empresários de carreira, os dois presidentes já se conheciam antes de assumir os respectivos cargos em seus países.

* Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.