Mesmo com pandemia, Infraestrutura aposta na venda de aeroportos

Ministro Tarcísio de Freitas se disse otimista com os leilões

  • Por Jovem Pan
  • 25/05/2020 15h52 - Atualizado em 26/05/2020 08h10
Pixabay A última rodada de concessões, prevista para ocorrer até o fim de 2022, tem na carteira aeroportos como os de Santos Dumont (RJ) e Congonhas (SP)

O Ministério da Infraestrutura pretende leiloar todos os terminais que ainda estão sob responsabilidade da Infraero, que são cerca de 43 aeroportos. Nesta segunda-feira (25), durante live promovida pelo Santander, o ministro Tarcísio de Freitas se disse otimista com os leilões, mesmo durante a pandemia de Covid-19, que afeta bruscamente a aviação civil.

“Nós vamos arrebentar na venda de aeroportos”, disse Tarcísio. Para ele, o governo conseguirá transferir para a iniciativa privada todos os aeroportos que estão na pauta do ministério.

O número final da 7ª rodada ainda está sendo fechado, já que há possibilidade de alguns aeroportos pequenos serem assumidos pelos Estados. Já a 6ª rodada deve contar com 22 aeroportos, com previsão de o leilão ser realizado em março de 2021, segundo o ministro da Infraestrutura.

Para Freitas, o sucesso esperado se deve a “ousadia” de o ministério manter os leilões e se tornar um “vendedor” de aeroportos quase que “exclusivo” no mundo. O ministro reconheceu que o momento é difícil para aviação, mas destacou que protocolos de segurança estão sendo implantados e que aos poucos o movimento vai ser retomado. Segundo ele, a confiança “não é desarrazoada”, mas nasce das conversas com investidores.

Freitas também confirmou que o governo não vai mais exigir do operador aeroportuário a participação no capital social da concessionária para as próximas transferências. Isso, para ele, é outro fator atrativo dos próximos leilões.

Em razão da crise, é esperado que os leilões atraiam fundos, como de pensão e de private equity. Nesse cenário, o operador da concessão pode entrar através de uma contratação, sem precisar participar com capital. “Isso já está repercutindo bem no mercado”, alertou o ministro.

Além de comentar sobre a 6ª rodada, o ministro afirmou que os aeroportos previstos para serem leiloados na 7ª rodada são muito atrativos. A última rodada de concessões, prevista para ocorrer até o fim de 2022, tem na carteira aeroportos como os de Santos Dumont (RJ) e Congonhas (SP).

* Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.