Canadá aprova comercialização da pílula abortiva RU-486

  • Por Agencia EFE
  • 30/07/2015 15h01

Toronto (Canadá), 30 jul (EFE).- O governo canadense aprovou o uso no país da pílula abortiva RU-486 após 31 meses de estudos do Ministério da Saúde e 25 anos após sua aprovação na França.

As autoridades da área de saúde aprovaram o uso do remédio, conhecido legalmente como RU-486, de forma discreta na segunda-feira, embora a legalização só tenha sido amplamente divulgada nesta quinta-feira.

Um dos grupos a favor da pílula, a Federação Nacional do Aborto no Canadá, disse através de um comunicado que a aprovação deveria ter acontecido “há muito tempo”.

“O pedido foi considerado pelo Ministério da Saúde desde dezembro de 2012, portanto este método seguro e efetivo de aborto deveria ter sido aprovado há muito tempo”, afirmou a organização.

Por sua vez, a ministra da Saúde do Canadá, Rona Ambrose, se distanciou através de um porta-voz da decisão de dar sinal verde à controvertida pílula.

“As decisões de aprovação de remédios são realizadas pelos funcionários do Ministério da Saúde de acordo com a análise realizada por seus cientistas”, disse em comunicado Michael Bolkenius, porta-voz de Ambrose.

A aprovação do RU-486 ocorre poucas semanas antes das eleições gerais no Canadá.

Durante dez anos no poder, o primeiro-ministro canadense, o conservador Stephen Harper, bloqueou todas as tentativas das bases de seu partido de reabrir o debate sobre o aborto no Canadá, ao entender que danificaria suas perspectivas eleitorais.

No Canadá, a interrupção da gravidez não tem restrições legais, embora o acesso ao procedimento varia em cada província do país.

O remédio RU-486 é diferente da chamada “pílula do dia seguinte”, um contraceptivo de emergência que ser pode utilizado até 72 horas depois do ato sexual.

A pílula RU-486, que no Canadá será comercializada sob o nome de Mifegymiso, pode ser usada durante o primeiro trimestre da gravidez. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.