Combates para expulsar houthis do último reduto em Áden deixam 22 mortos

  • Por Agencia EFE
  • 20/07/2015 09h46

Sana, 20 jul (EFE).- Pelo menos 17 rebeldes houthis e cinco membros das forças leais ao presidente iemenita, Abdo Rabbo Mansour Hadi, morreram nesta segunda-feira em combates na zona de Al Tauahi, o único reduto dos insurgentes na cidade meridional de Áden.

Fontes da Resistência Popular, milícias afins a Hadi, informaram à Agência Efe que seus soldados conseguiram avanços durante suas operações neste distrito, cujo controle tratam de recuperar.

As forças de Hadi dominam já a maior parte dos edifícios governamentais de Al Tauahi, com a tomada das sedes da televisão estatal e da inteligência.

Além disso, alguns rebeldes estão cercados na sede do Partido do Congresso Popular, do ex-presidente Ali Abdullah Saleh, aliado dos houthis, segundo as fontes.

Ontem, com o respaldo aéreo da coalizão árabe, liderada pela Arábia Saudita, os partidários de Hadi recuperaram o bairro de Al Arusa, o Quartel Naval e a sede da Chefia da IV Zona Militar do Exército iemenita, todas localizadas na área de Al Tauahi.

Estes avanços no terreno coincidiram com um grave bombardeio com foguetes no bairro de Dar Saad em Áden, atribuído aos houthis, que causou a morte de pelo menos 57 civis e e deixou mais de 200 feridos.

Na sexta-feira passada, uma delegação do governo iemenita no exílio chegou a Áden com o objetivo de restabelecer no futuro a sede do Executivo na cidade.

O presidente Hadi e seu gabinete fugiram à Arábia Saudita em meados de março, perante o avanço em Áden dos rebeldes xiitas, que anteriormente tinham tomado o controle da capital Sana. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.