Confronto na Esplanada das Mesquitas termina em distúrbio e pessoas feridas

  • Por Agencia EFE
  • 26/07/2015 04h18

Jerusalém, 26 jul (EFE).- Fortes distúrbios foram registrados esta madrugada na Esplanada das Mesquitas, no território palestino ocupado de Jerusalém Oriental, quando dezenas de palestinos tentaram bloquear os acessos para impedir visitas judaicas ao local por ocasião da festividade judaica de Tisha Beav.

Segundo informou a Polícia israelense, grupos de jovens árabes, alguns deles mascarados, se trancaram ontem à noite na Mesquita de Al-Aqsa, onde acumularam pedras, paus e coquetéis molotov para enfrentar os agentes e impedir as visitas turísticas que são permitidas duas vezes ao dia na região.

Os jovens tomaram a praça central da esplanada esta manhã e, quando os policiais começaram a subir pelas escadas do norte, foram atacados com pedras, blocos de cimento, rojões e coquetéis molotov, informou o porta-voz policial Miki Rosenfeld, que informou que “vários agentes ficaram feridos”.

A Polícia fechou os acessos ao local sagrado, até que a calma foi restaurada e se voltassem a permitir as visitas à esplanada.

“As visitas de judeus e turistas se mantiveram de forma normal na área do Monte do Templo (como os judeus denominam a esplanada)”, assinalou o porta-voz.

Desde ontem ao cair da noite até que se ponha o sol hoje os judeus lembram Tisha Beav, um dia de jejum no qual choram a destruição dos templos bíblicos de Jerusalém e outras desgraças acontecidas ao longo de sua história.

Milhares de judeus vão desde ontem à noite para rezar e se afligir perante o Muro das Lamentações, bem debaixo da Esplanada das Mesquitas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.