Contramanifestação diminui força de passeata islamofóbica na Suécia

  • Por Agencia EFE
  • 09/02/2015 19h29

Copenhague, 9 fev (EFE).- Milhares de pessoas se reuniram nesta segunda-feira no centro da cidade de Malmo, na Suécia, e diminuíram a força da primeira concentração no país do movimento Patriotas Europeus contra a Islamização do Ocidente (Pegida), que contou apenas com dezenas de participantes.

Protegidos por um cordão policial, os simpatizantes do Pegida se concentraram durante uma hora na praça principal de Malmo, rodeados por cerca de cinco mil pessoas que participaram da contramanifestação, informou a televisão pública “SVT”.

Durante a concentração, opositores do Pegida silenciaram com seus gritos os discursos dos islamofóbicos, entre os quais, segundo meios de comunicação suecos, estavam pessoas vinculadas a movimentos de extrema direita.

Além disso, representantes da Igreja luterana sueca realizaram durante a concentração uma cerimônia religiosa na igreja de Sankt Petri em solidariedade aos muçulmanos residentes na Suécia.

O Pegida protagonizou grandes concentrações em diferentes cidades da Alemanha desde outubro do ano passado, principalmente em Dresden, no leste do país.

As seções dinamarquesa e norueguesa do movimento tinham reunido em seus respectivos países algumas centenas de pessoas em suas primeiras manifestações no mês passado, embora esse apoio tenha diminuído com a passagem das semanas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.