Criminosos se passam por agentes e aplicam golpes durante pandemia
A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta neste domingo (22) para golpes durante a pandemia do coronavírus.
Criminosos estão se passando por agentes da entidade e mandado e-mails pedindo que as pessoas deem dados pessoais e até depositem dinheiro em contas fraudulentas.
A OMS pediu para que as pessoas prestem atenção e verificarem a autenticidade do e-mail antes de responder. A entidade ainda alertou que nunca pede nome de usuário ou senha para acessar informações de segurança e “nunca cobra dinheiro para concorrer a um emprego, inscrever-se para uma conferência ou reservar um hotel, nunca realiza loterias ou oferece prêmios, subsídios, certificados ou financiamento através de e-mail”.
Mas não é só a OMS que tem sido usada para golpes. Criminosos estão aplicando golpes por e-mail, mensagens de WhatsApp e até ligações pedindo para as pessoas pagarem boletos ou passar dados sensíveis.
A prática, que já é comum no Brasil há algum tempo, está ainda mais disseminada durante a quarentena pela pandemia do coronavírus.
Veja abaixo o comentário de Augusto Nunes e José Maria Trindade, comentaristas de Os Pingos Nos Is, sobre o assunto:
Assuntos
continue lendo
Notícias
Da autocobrança ao esgotamento: como a busca pelo alto desempenho afeta o corpo e a mente
Especialistas analisam os efeitos da pressão por produtividade, a transformação do lazer em obrigação e o hábito de adiar o sono para ter algumas horas de tempo livre
- Tarcísio diz que áudios de Flávio a Vorcaro não impactam relação com senador Jovem Pan · há 3 semanas
- PF divulga parecer sobre acidente Voepass e indicia 16 pessoas Fernando Keller* · há 4 semanas
- Netanyahu diz que Israel discorda do plano dos EUA para Gaza AFP · há 4 semanas
- Vice de Flávio, Gaspar foi à PF contra Soraya e Lindbergh após ser acusado de estupro Jovem Pan* · há 4 semanas