Com participação de Alckmin, G20 chega a consenso sobre desenvolvimento sustentável
Ministro esteve no encontro reuniu representantes das maiores economias do mundo e destacou a urgência de reformar a OMC (Organização Mundial do Comércio) para torná-la mais ágil e eficaz
Na recente reunião de ministros de Comércio e Investimento do G20, realizada em Brasília, um consenso foi alcançado: a necessidade de direcionar o comércio internacional e os investimentos para o desenvolvimento sustentável. Este encontro, que reuniu representantes das maiores economias do mundo, destacou a urgência de reformar a OMC (Organização Mundial do Comércio) para torná-la mais ágil e eficaz. O vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, foi uma das vozes proeminentes, sublinhando a importância do apoio técnico e financeiro das economias mais avançadas para que as nações em desenvolvimento possam enfrentar os desafios das mudanças climáticas.
Alckmin enfatizou que o desenvolvimento econômico deve ser não apenas sustentável, mas também inclusivo, respeitando os pilares social e ambiental. Ele argumentou que o crescimento econômico não deve ocorrer à custa do meio ambiente e que um comércio equilibrado, sem barreiras e inclusivo, pode servir como um motor de transformação para reduzir desigualdades globais. O vice-presidente destacou que o G20, composto pelas maiores economias do mundo, tem uma oportunidade única de liderar discussões sobre desenvolvimento econômico, assumindo compromissos com a sustentabilidade social e ambiental.
Além disso, Alckmin ressaltou a importância do multilateralismo e do fortalecimento das relações comerciais, especialmente com a China. Ele defendeu que, em vez de ações individuais e protecionistas, é necessário seguir regras multilaterais, para as quais a OMC desempenha um papel crucial. O fortalecimento político da organização, especialmente em seu papel de solucionar controvérsias de forma transparente, rápida e eficaz, foi um dos pontos centrais de sua fala. As propostas do Brasil incluem a reforma da OMC, visando um sistema de solução de controvérsias mais eficiente. Por fim, a reunião do G20 em Brasília serviu como um palco para reafirmar o compromisso das maiores economias do mundo com o desenvolvimento sustentável.
*Com informações de Bruno Pinheiro
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.