Dívida pública do Brasil cai para 75,9% do PIB em março, diz Banco Central
Em março, a dívida pública bruta do Brasil apresentou uma queda, alcançando 75,9% do Produto Interno Bruto (PIB), em comparação aos 76,1% registrados em fevereiro. Essa diminuição é atribuída ao crescimento do PIB e ao resgate líquido de títulos, informou o Banco Central (BC) nesta quarta-feira (30).
O setor público consolidado obteve um superávit primário de R$ 3,588 bilhões. Esse desempenho positivo reflete a combinação de fatores que impactaram a dívida bruta, incluindo a redução de 0,6 ponto percentual devido ao crescimento econômico. Além disso, o resgate líquido de títulos contribuiu com uma diminuição de 0,3 ponto percentual na dívida bruta, equilibrando o aumento de 0,8 ponto percentual gerado pelos gastos com juros.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Em relação à dívida líquida do setor público, os números também apresentaram uma leve elevação, passando de 61,4% do PIB em fevereiro para 61,6% em março. O superávit primário do mês passado foi impulsionado principalmente pelos governos regionais, que contribuíram com R$ 6,460 bilhões, ajudando a compensar os déficits observados no governo central e nas empresas estatais.
[jp-related-posts ids=”1939790,1941090″]
Publicado por Nátaly Tenório
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Assuntos
continue lendo
Macroeconomia
Cotado para Fazenda, Fonteles reduziu dívida no Piauí, mas teve déficit em metade dos anos
Quando ele assumiu a secretaria, em 2015, o estado encerrou o ano com uma dívida de cerca de 57% em relação à Receita Corrente Líquida (RCL). A proporção foi caindo até chegar ao valor mais baixo em 2020 (37%)
- BC decreta liquidação extrajudicial da Credipaiva por grave violação de normas Estadão Conteúdo · há 3 semanas
- Presidente da Faesp critica aprovação do fim da escala 6×1 e fala em riscos ao agronegócio Jovem Pan · há 3 semanas
- BC reduz taxa de juros a 13,75% ao ano Júlia Mano · há 2 meses
- Fecomércio vê impacto relevante no comércio com fim da escala 6×1 Jovem Pan · há 2 meses