JOVEM PAN

Jovem Pan
TV Ao Vivo
Papo de Setorista | 15h00 - 16h00
Macroeconomia

Grupo Alimentação e Bebidas sobe 7,81% em 12 meses no IPCA

Alta acumulada no preço do café moído neste período alcançou 80,20%, maior variação desde o início do Plano Real, em julho de 1994

Fernando Keller

Supermercado
Mercado Inflação Joédson Alves/Agência Brasil

As famílias brasileiras gastaram mais com alimentação e bebidas em abril pelo oitavo mês consecutivo. O grupo Alimentação e Bebidas acumulou uma alta de 7,81% nos 12 meses encerrados em abril, uma contribuição de 1,68 ponto porcentual para a taxa de 5,53% registrada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no período, segundo informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em abril, a alta acumulada em 12 meses no preço do café moído alcançou 80,20%, maior variação desde o início do Plano Real, em julho de 1994. As carnes subiram 22,24% nos últimos 12 meses, os leites e derivados aumentaram 9,90%, e os ovos de galinha subiram 16,74%.

“Os alimentos oferecem uma pressão no índice por conta de questões climáticas que afetam a cultura”, afirmou Gonçalves. “Alguns são commodities e podem ter efeito do dólar, como trigo. Outros são (por efeito do) clima, como tomate.” O grupo Alimentação e bebidas saiu de um avanço de 1,17% em março para alta de 0,82% em abril, um impacto de 0,18 ponto porcentual sobre o IPCA do último mês.

[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]

“Os alimentos tiveram desaceleração. Eles subiram, mas subiram menos”, disse o pesquisador do IBGE. “Subiu menos, mas continua sendo o maior impacto no índice do mês.” A alimentação no domicílio avançou 0,83% em abril. Os destaques foram as altas na batata-inglesa (18,29%), tomate (14,32%) e café moído (4,48%). Por outro lado, ficaram mais baratos a cenoura (10,40%), o arroz (4,19%) e as frutas (0,59%). A alimentação fora do domicílio aumentou 0,80% em abril. O lanche subiu 1,38%, e a refeição fora de casa encareceu 0,48%.

*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Fernando Dias

[jp-related-posts ids=”1954457,1954535,1954324″]