Guedes projeta retomada econômica em ‘V’: ‘Vamos surpreender o mundo’

  • Por Jovem Pan
  • 20/04/2020 18h29 - Atualizado em 21/04/2020 08h28
Wallace Martins/Estadão Conteúdo Paulo Guedes, ministro da Economia, fala com o dedo em riste, sentado à frente de um fundo azul Chefe da equipe econômica defende usar tributação de dividendos para bancar aumento de R$ 20 bilhões no Bolsa Família

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta segunda-feira (20) que a recuperação econômica do Brasil após a crise do novo coronavírus será em “V”, com retomada tão rápida quanto a queda. “Vamos surpreender o mundo”, disse o ministro em entrevista ao vivo para o BTG Pactual, no canal do banco no Youtube.

Para Guedes, não se pode deixar que a economia entre em uma grande depressão. Na avaliação dele, o Brasil tem tomado medidas melhores ou iguais que a de outros países, inclusive países avançados. “Todo dia tem barulho, mas Brasil está avançando e progredindo”, disse.

Na visão do ministro, as hipóteses do governo para os efeitos econômicos do novo coronavírus, quando ainda se pensava que o choque seria apenas no comércio exterior, revelaram-se razoáveis após os primeiros dados da balança comercial.

“As exportações brasileiras não caíram ainda, estão subindo. A queda das exportações para Europa, de 1%, para EUA, de 30%, e para Argentina, de 30%, foi compensada pelo aumento acelerado das exportações para China”, disse.

Segundo Guedes, “a ficha caiu”, entre fim de fevereiro e início de março, de que o coronavírus seria uma pandemia que afetaria também o Brasil. “Disparamos medidas imediatamente”, disse o ministro, que afirmou que aumentou o número de beneficiários do Bolsa Família. “Havia fila no Bolsa Família, porque sempre há fraude, mas mandamos incluir todos imediatamente”, afirmou.

Na opinião de Guedes, o presidente Jair Bolsonaro tem sido mal interpretado. Segundo o ministro, a orientação do presidente é preservar vidas e empregos.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.