Presidente do BNDES alerta sobre impactos da eleição de Trump e tendência de protecionismo global
O presidente do BNDES, Aloízio Mercadante, expressou preocupações sobre a recente eleição de Donald Trump, que, segundo ele, pode intensificar uma tendência global de protecionismo. Mercadante enfatizou que o Brasil precisará adotar estratégias protecionistas de maneira clara e transparente para se adaptar a esse novo cenário internacional. Ele mencionou que a implementação de cotas pode ser uma das medidas a serem consideradas, desde que o Brasil mantenha uma postura de colaboração com seus parceiros, tratando-os como aliados estratégicos. Essa abordagem, segundo o presidente do BNDES, é fundamental para garantir a competitividade do país no mercado global.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Mercadante também trouxe à tona o exemplo da China, que, segundo ele, tem obtido sucesso ao equilibrar a relação entre o estado e o mercado. Essa dinâmica, conforme o presidente do BNDES, pode servir de modelo para o Brasil, que enfrenta desafios semelhantes em um ambiente econômico em transformação. Por fim, ele alertou sobre a necessidade de desenvolver instrumentos de defesa comercial, caso a agenda protecionista de Trump se concretize. Mercadante afirmou que seria ingênuo acreditar que os Estados Unidos não seguirão por esse caminho, destacando a importância de o Brasil se preparar para possíveis impactos dessa nova realidade.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicada por Matheus Oliveira
[jp-related-posts ids=”1773447,1772744,1772781″]
Assuntos
continue lendo
Mundo
Governo Trump volta a negar vistos a palestinos para Assembleia Geral da ONU
O episódio também ocorre enquanto Washington conduz uma campanha para enfraquecer o TPI
- BC reduz taxa de juros a 13,75% ao ano Júlia Mano · há 24 horas
- Fecomércio vê impacto relevante no comércio com fim da escala 6×1 Jovem Pan · há 2 semanas
- Balança comercial brasileira registra superávit de US$ 7,4 bilhões em agosto Agência Brasil · há 2 semanas
- PIB brasileiro tem 5º maior crescimento do mundo no 2º trimestre; leia ranking Agência Brasil · há 2 semanas