Semana do Brasil recebe adesão de 70% dos shoppings; vendas do mês devem aumentar 10%
Pelo menos 70% dos shoppings aderiram à campanha Semana do Brasil, de acordo com informações divulgadas nesta quarta-feira (18) pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). Segundo a entidade, os centros comerciais trabalharam com antecedência na divulgação de ofertas e descontos para alavancar as vendas no período, que foi de 6 a 15 de setembro.
A previsão é que o setor varejista obtenha aumento de 10% nas vendas até final de setembro. Dados da Cielo mostram que o programa de incentivos vem movimentando os setores de cosméticos (19%), móveis e eletrodomésticos (16%), supermercados (13%), vestuário e artigos esportivos (7%).
A campanha Semana do Brasil foi criada pelo governo federal, em parceria com a iniciativa privada, para incentivar o consumo e estimular a economia do país. “Vamos valorizar o que é nosso” é o mote do movimento, inspirado em 7 de setembro, a fim de estender as comemorações do Dia da Independência. Também foi organizada aos moldes do movimentos de varejo de outros países, que costumam fazer promoções em feriados nacionais.
Em São Paulo, a campanha foi elogiada pelo diretor institucional da Alshop, Luís Augusto Ildefonso. “Setembro nunca teve uma data comemorativa para o varejo, então o governo federal teve muito êxito em criar uma ação como essa, que beneficiou tanto os empresários e também os consumidores”, disse.
Segundo o governo, a criação e o lançamento da campanha tiveram o objetivo de realçar o mês de setembro como mais um período de promoções para aquecer a economia e movimentar o comércio. A intenção é que a campanha se repita nos próximos anos.
*Com informações da Agência Brasil
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.