Entidades criticam advogado que abordou Lewandowski em voo; Toffoli pede que PF e PGR apurem
Entidades ligadas ao Poder Judiciário criticam a postura de advogado que se manifestou contra o ministro Ricardo Lewandowski. O caso aconteceu na última terça-feira (04), durante um voo que partiu de São Paulo a Brasília.
O advogado Cristiano Caiado de Acioli disse ao ministro Lewandowski que o Supremo Tribunal Federal é uma vergonha. Na sequência, o ministro chamou a Polícia Federal e o advogado ficou detido dentro da aeronave.
A nota que critica a postura de Cristiano Caiado de Acioli está assinada por representantes da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho e da Associação dos Juízes Federais do Brasil. Também pelos presidentes da Associação dos Magistrados Brasileiros, da Associação dos Magistrados do Distrito Federal e da Associação Nacional do Ministério Público Militar.
De acordo com o texto, “a ninguém é dado o direito de perturbar a tranquilidade de passageiros em voos comerciais, tendo as autoridades constituídas não só o direito como o dever do exercício do poder de polícia para coibir a prática de comportamentos impróprios”.
O presidente do Supremo, ministro Dias Toffoli, pediu nesta quarta-feira (05) à Polícia Federal e à Procuradoria-Geral da República que apurem o caso. Para ele, o colega de toga foi ofendido e, por isso, é preciso tomar “providências cabíveis”.
Quem também se manifestou sobre o assunto foi a deputada eleita Janaína Paschoal, que detém o recorde de dois milhões de votos para a Assembleia Legislativa de São Paulo. Pelo Twitter, a jurista afirmou que o advogado “jamais poderia ter sido detido” por criticar o Supremo Tribunal Federal para o ministro Lewandowski.
A deputada escreveu ainda que há anos denuncia na sala de aula que, no Brasil, “falar passou a ser crime hediondo”. Janaína Paschoal também se solidarizou com o colega.
Em nota, o gabinete de Ricardo Lewandowski declarou que “ao presenciar um ato de injúria ao Supremo Tribunal Federal, o Ministro sentiu-se no dever funcional de proteger a instituição a que pertence”.
*Informações da repórter Marcella Lourenzetto
Assuntos
continue lendo
Mundo
Caso Master: Mendonça diz não ter ‘nada a temer’ e que seguirá ‘cumprindo seu dever’
O ministro se manifestou depois de sessão no STF na qual houve troca de farpas entre os magistrados
- Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF Júlia Lara · há 2 semanas
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 2 semanas
- Alexandre Kalil, o ex-presidente do Atlético-MG, que foi prefeito de BH e agora quer o governo de MG Sarah Américo · há 2 semanas
- Vorcaro perguntou se devia ‘estar fora’ para Moraes dois dias antes de ser preso Fernando Keller · há 2 semanas