Equador diz que Unasul abriu “outra vez” pontes no diálogo venezuelano

  • Por Agencia EFE
  • 19/05/2014 21h36
  • BlueSky

Caracas, 19 mai (EFE).- O ministro das Relações Exteriores do Equador, Ricardo Patiño, membro da delegação de chanceleres da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) que acompanha o diálogo na Venezuela, assegurou nesta segunda-feira que se abriram “outra vez” as pontes de comunicação entre a oposição e o governo.

“Comissão de chanceleres de Unasul e núncio abrimos na Venezuela pontes de comunicação outra vez. Avançamos em vários pontos da agenda”, escreveu Patiño em mensagem no Twitter.

Patiño junto com os chanceleres de Brasil, Luiz Alberto Figueiredo, e Colômbia, María Ángela Holguín, e o núncio do Vaticano em Caracas, Aldo Giordano, se reuniram desde ontem com representantes do governo e da opositora Mesa da Unidade (MUD).

Esta plataforma anunciou na terça-feira que o diálogo aberto no último dia 10 de abril para tentar buscar uma solução à crise política que a Venezuela vive desde fevereiro estava em crise.

“Sustentar um processo de diálogo não é fácil, mas encontramos disposição propícia do governo da Venezuela e da Mesa de Unidade”, comentou o ministro equatoriano.

“Acho que estamos servindo, acho que nossa boa vontade dá lugar para que haja uma consideração especial pelo que estamos fazendo”, disse Patiño, segundo resenhou uma nota publicada hoje pela chancelaria venezuelana.

O secretário-executivo da MUD, Ramón Guillermo Aveledo, indicou na semana passada que a oposição não se reuniria de novo com o governo até que este não fizesse “gestos” e cumprisse compromissos que, segundo disse, assumiu nas reuniões.

Na sexta-feira passada o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, convidou a MUD a reincorporar-se ao diálogo assegurando que seu governo não abandonará estas conversas.

A Venezuela vive desde o dia 12 de fevereiro protestos antigovernamentais, que em algumas ocasiões se tornaram violentos e que deixaram até agora um saldo de 42 mortos, cerca de 800 feridos e centenas de detidos. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.