Flávio Dino alerta para ‘morte da governabilidade’ caso derrubem veto ao orçamento impositivo
Mesmo na oposição ao presidente, o governador do Maranhão, Flávio Dino, defende que haja regras para a atuação do Congresso sobre o orçamento. Em evento para estudantes de Direito na capital paulista na segunda-feira (2), o comunista disse que o uso individual dos recursos pode “sabotar de morte a governabilidade”.
Os parlamentares se preparam para analisar nesta terça-feira (3) o veto do presidente Jair Bolsonaro a uma emenda que daria mais poder a eles. Em dezembro, os congressistas tornaram obrigatória a execução de emendas do relator do Orçamento e de comissões, no valor de R$ 30 bilhões.
O governo tentou negociar para que pelo menos R$ 11 bilhões ficassem com o Executivo, mas o acordo pode ser revisto. Para Flávio Dino, o orçamento tem que ser impositivo, mas com critérios e responsabilidade.
“Na medida em que as emendas podem se transformar em um mecanismo de alocação de recursos de acordo com os interesses individuais de cada parlamentar. Isso, portanto, sabotando de morte a governabilidade com sacrifício da população.”
O governador Flávio Dino comentou também sobre a atuação do governo federal na situação da segurança pública do Ceará. Segundo ele, o presidente agravou a crise. “No instante em que o governado Camila chegava próximo ao acordo, ele faz aquela live e diz que não prorrogaria a GLO. Ele adiou por três dias o fim do motim com aquela live. Sem GLO, o poder dos policiais que era X virava dez vezes X.”
O motim dos policiais militares cearenses terminou no domingo (1º), depois de 12 dias. O acordo assinado pelo governador Camilo Santana, do PT, prevê punições mais amenas aos amotinados, embora não esteja prevista a anistia a eles.
*Com informações da repórter Nicole Fusco
Assuntos
continue lendo
Política
Zema publica nova paródia com Moraes e Dino após operação contra jornalista
Gravação faz referência à investigação contra profissional da imprensa que publicou imagens de carro oficial ligado a Flávio Dino
- Da autocobrança ao esgotamento: como a busca pelo alto desempenho afeta o corpo e a mente Ana Carolina Oliveira · há 4 dias
- A sua marca não é mais sua Gustavo Hansel · há 1 semana
- Tarcísio diz que áudios de Flávio a Vorcaro não impactam relação com senador Jovem Pan · há 1 semana
- PF divulga parecer sobre acidente Voepass e indicia 16 pessoas Fernando Keller* · há 2 semanas