Governo de SP orienta empresas para agilizar testagem em massa
O Estado de São Paulo ultrapassou, nesta sexta-feira (30), a marca dos 100 mil casos da Covid-19 e sete mil mortos em decorrência da doença. Nas últimas 24 horas, foram registrados mais de 5.600 novos casos e 295 óbitos. Este é o segundo maior crescimento diário na região desde o início da pandemia.
Segundo o coordenador do comitê de saúde do governo, Dimas Covas, os números estão dentro do esperado e devem continuar aumentando. “Na última projeção que fizemos da evolução da pandemia projetamos para o dia 31 de maio entre 90 e 100 mil casos. Felizmente a nossa previsão de óbitos era maior, 11 mil, e os números são menores”, disse.
Com o isolamento social, os estacionamentos dos shoppings da capital ficaram vazios do dia para noite. Nas últimas semanas, o movimento voltou com pessoas em busca de testes da Covid-19 feitos no próprio carro. É o caso do Jobson Kemerson, de 25 anos, que teve sintomas da doença mas ainda não tinha sido testado. “Agora eu vou voltar a trabalhar na segunda-feira e decidi fazer o teste para tirar as dúvidas se tenho ou tive coronavírus”, afirmou.
Com uma pequena amostra de sangue, o procedimento é feito com rapidez, mas não é acessível a todos os brasileiros, já que custa em torno de R$ 300.
São Paulo faz mais testes de coronavírus que o resto do Brasil, mas a média fica abaixo de países como Ruanda, Iraque e Equador. Até agora, o estado fez cerca de 200 mil exames rápidos e do tipo RT-PCR, mais precisos.
A política de testagem é essencial para o sucesso do Plano São Paulo, que flexibiliza a quarentena gradualmente nas diversas regiões do estado.
Nesta sexta-feira, o governo Doria anunciou um novo protocolo para que empresas testem os trabalhadores que devem voltar ao trabalho. A medida orienta gestores sobre prevenção e monitoramento das condições de saúde de funcionários, colaboradores, fornecedores e da segurança de clientes.
* Com informações da repórter Letícia Santini
Assuntos
continue lendo
Brasil
Anac aprova voos após 23h no Aeroporto de Congonhas em situações excepcionais
A medida não altera o período oficial de funcionamento nem permite a adição de novos pousos e decolagens depois do horário
- Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF Júlia Lara · há 5 dias
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 6 dias
- Alexandre Kalil, o ex-presidente do Atlético-MG, que foi prefeito de BH e agora quer o governo de MG Sarah Américo · há 7 dias
- Vorcaro perguntou se devia ‘estar fora’ para Moraes dois dias antes de ser preso Fernando Keller · há 1 semana