Governo lança protocolo nacional de investigação de feminicídio
O ministério da Justiça e Segurança Pública anuncia novo protocolo que acelera investigações de feminicídios no Brasil. Com o novo programa, o sumiço de uma mulher poderá ser denunciado à polícia imediatamente. Atualmente, é necessário aguardar 48 horas para denunciá-lo.
Segundo o ministro André Mendonça, a intenção da medida é integrar as forças policiais estaduais e federais. O protocolo determina também a instauração imediata de inquérito policial nos casos de morte violenta de mulher.
Além disso, a ação estabelece que os atendimentos relacionados às ocorrências de feminicídio tenham prioridade na realização de exames periciais.
Durante o anúncio do projeto, a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, disse que os homens têm o dever de proteger as mulheres.
A elaboração do texto teve a participação do Fórum Permanente de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil e do Conselho Nacional de Polícia Científica.
*Com informações do repórter Leonardo Martins
Assuntos
continue lendo
David de Tarso
Mulher morre com tiro na cabeça e marido é preso em flagrante em Cajamar
Polícia investiga possível feminicídio
- Ex-prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini é candidato ao governo do ES Júlia Lara · há 2 semanas
- Estreante, conheça a médica Natasha Slhessarenko que disputa governo de MT e realizou o sonho da mãe Sarah Américo · há 2 semanas
- Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF Júlia Lara · há 4 semanas
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 4 semanas