Governo vai autorizar aumento do etanol na gasolina após aval

  • Por Jovem Pan
  • 10/11/2014 13h04

O governo vai autorizar o aumento do etanol na gasolina após aval técnico, para atender demanda do setor sucroalcooleiro e ajudar a conter avanço de preços. Os estudos do Centro de Pesquisa da Petrobras e do Inmetro, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, comprovaram a viabilidade da mistura.

O percentual de etanol hidratado vai subir de 25% para 27,%, sem danos aos motores que utilizam apenas a gasolina, indica a pesquisa. Em entrevista a Marcelo Mattos, o presidente da Anfavea, Luiz Moan, descartou restrições da indústria automotiva em relação à medida.

A Câmara dos Deputados aprovou em agosto, uma emenda que autoriza a elevação da mistura, dentro de uma Medida Provisória. O especialista Plínio Nastari, lembrou que o etanol é um combustível limpo e deveria valer até por evitar os aromantes cancerígenos da gasolina.

Os usineiros cobram a elevação da mistura como forma de compensar o preço controlado da gasolina pelo governo, por meio da Petrobras. O setor sucroalcoleiro ressalta a crise sem precedentes no setor, após investimentos realizados, e um cenário de seca que afeta a produtividade.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.