Houthis matam 5 manifestantes e deixam 45 feridos no Iêmen

  • Por Agencia EFE
  • 24/03/2015 15h30

(atualiza o número de vítimas)

Sana, 24 mar (EFE).- Cinco manifestantes morreram nesta terça-feira e mais de 45 ficaram feridos por tiros de milicianos do movimento xiita dos houthis em duas cidades iemenitas, segundo informaram à Efe fontes do serviço de saúde.

Duas das vítimas morreram em Taiz, enquanto as outras três em Al Torba, localizada ao leste da primeira, no sudoeste do país. As cidades foram palco de protestos contra o grupo xiita.

Na cidade de Al Torba, os combatentes xiitas foram obrigados a fugir do local devido aos distúrbios dos manifestantes opositores que queimaram uma base e dois veículos dos rebeldes.

Segundo testemunhas locais, os houthis interceptaram a passagem de duas passeatas que seguiam rumo ao bairro de Al Huban, no norte de Taiz, onde fica o quartel das Forças Especiais de Segurança – leais ao movimento xiita -, e atiraram contra os manifestantes.

Os agentes também utilizaram gás lacrimogêneo para dispersar centenas de opositores dos houthis que conseguiram se aproximar do quartel.

Os opositores se manifestaram pelo terceiro dia consecutivo em Taiz nesta terça-feira para protestar contra a entrada do movimento xiita a cidade.

Taiz é usada como um dos pontos de partida da ofensiva contra o sul do Iêmen feita pelos houthis, que abriram uma nova frente na cidade meridional de Al Dalea.

Nesta terça-feira, os combatentes do movimento xiita tomaram o controle de partes da cidade, capital da província homônima, que é estratégica por ficar na estrada que liga Sana a Áden.

Áden, o principal porto do país, é onde se estabeleceu o presidente iemenita, Abdo Ranu Mansur Hadi, após fugir de Sana no dia 21 de fevereiro após os houthis tomarem o poder.

O Iêmen está imerso em um profundo conflito político, agravado desde que Hadi voltou atrás na decisão de renunciar a presidência e anunciou que continua a governar o país como o legítimo presidente. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.