Impeachment de Bolsonaro: ‘Devemos focar na pandemia, não em assuntos laterais’, diz Van Hattem
Em entrevista ao programa Pânico, da Jovem Pan, nesta segunda-feira, 29, o deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS) analisou a gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante a pandemia do novo coronavírus e afirmou que não é o momento correto para se pensar na eventual abertura de um processo de impeachment. “O que o governo Bolsonaro tem feito hoje em relação ao que prometeu durante a campanha é, em muitos pontos, até contraditório. Por exemplo, na área econômica, ao invés de privatizar e diminuir o Estado, ele criou uma estatal. Já com relação à condução da pandemia, ele também cometeu uma série de erros, que geraram muitos problemas, assim como os governos estaduais e municipais. Alguns destes erros eram previsíveis, outros não tínhamos como imaginar as consequências. A questão do impeachement do presidente da República depende de uma série de fatores para além dos jurídicos. Para embasá-lo, é preciso afirmar que aconteceram crimes de responsabilidade. As pessoas falam que ocorreram crimes, mas não os colocam no papel. Para pautá-lo, seria necessário um ambiente político, mas estamos no meio de uma pandemia. Devemos focar no combate à pandemia, em como sairemos dela, nas vacinas, na prática do distanciamento social e no respeito aos protocolos de saúde – sem exageros, sem acabarmos com a economia”, disse.
Até o momento, existem 74 pedidos de afastamento do presidente protocolados na Câmara dos Deputados. Na última quarta-feira, 24, o presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL) fez um discurso no plenário para alertar Bolsonaro de que o Congresso pode utilizar “remédios amargos” para impedir “a espiral de erros de avaliação” do governo federal. Sobre a fala de Lira, Van Hattem analisou que os próprios parlamentares estão gerando desgastes para o enfrentamento da pandemia. “Na semana passada, o presidente da Câmara falou sobre os ‘remédios amargos’ e o cansaço com o qual a classe política está levando a pandemia. No entanto, os deputados devem fazer uma enorme mea culpa porque estão gerando este cansaço. Não podemos nos distrair com assuntos laterais que não possuem, neste momento, as fundamentações necessárias, como o impeachment. Estamos nos perdendo muito discutindo temas fora do debate do combate à pandemia. Agora temos todo um país pela frente para ser defendido”, concluiu.
[jp-related-posts ids=”1070386,1070438,1070415″]
Confira na íntegra a entrevista com o deputado Marcel Van Hattem:
Assuntos
continue lendo
Bruno Pinheiro
TRE barra uso de ‘Zé do Bolsonaro’ e Medeiros reforça apoio do ex-presidente
A Justiça Eleitoral entendeu que a substituição pode gerar ambiguidade na identificação do candidato
- Ex-prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini é candidato ao governo do ES Júlia Lara · há 6 dias
- Estreante, conheça a médica Natasha Slhessarenko que disputa governo de MT e realizou o sonho da mãe Sarah Américo · há 1 semana
- Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF Júlia Lara · há 3 semanas
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 3 semanas