MP do Rio de Janeiro pede prisão de promotor acusado de ligação com miliciano
Um promotor do Rio de Janeiro foi denunciado à Justiça pelo próprio Ministério Público, acusado de oferecer propina a um desembargador para tentar soltar o miliciano que foi preso por roubo. O promotor Horácio Afonso de Figueiredo da Fonseca está sendo acusado de corrupção ativa. A suspeita é que ele e outras duas pessoas, entre elas a namorada, teriam oferecido R$ 190 mil ao desembargador do TJ-RJ Marcos André Chut para tentar soltar um miliciano que foi preso por roubo.
O pedido de habeas corpus foi feito em favor do miliciano Adalberto Ferreira de Menezes, conhecido como Nenzinho. Essa bandido é comparsa do maior miliciano do Estado, Wellington da Silva Braga, o Ecko. A milícia desse bandido domina a zona oeste da capital e tem expandido negócios para a região metropolitana e baixada fluminense. Um estudo divulgado nesta semana mostrou que os milicianos já controlam áreas onde vivem mais de 3,6 milhões de pessoas.
[jp-related-posts ids=”994236,994250,993828″]
A defesa do promotor nega a acusação e diz que a denuncia é baseada apenas em fatos, não há provas contra ele. O promotor é amigo do desembargador e teria ido até a casa dele para tentar negociar um HC. Um detalhe importante: esse promotor acusado atua em Bangu, bairro da zona oeste dominado por essa milícia. Nesta semana, o órgão especial no TJRJ já afastou o juiz João Luiz Amorim Franco, suspeito de vender sentenças e de cobrar percentuais para nomear peritos. O juiz afastado nega a prática das irregularidades.
*Com informações do repórter Rodrigo Viga
Assuntos
continue lendo
Política
Por unanimidade, 1ª Turma do STF acompanha Moraes e torna Bacellar e TH Joias réus
Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino acompanharam o voto do relator Alexandre de Moraes
- Da autocobrança ao esgotamento: como a busca pelo alto desempenho afeta o corpo e a mente Ana Carolina Oliveira · há 2 dias
- A sua marca não é mais sua Gustavo Hansel · há 6 dias
- Tarcísio diz que áudios de Flávio a Vorcaro não impactam relação com senador Jovem Pan · há 7 dias
- PF divulga parecer sobre acidente Voepass e indicia 16 pessoas Fernando Keller* · há 2 semanas