MP-MG questiona acordo entre Defensoria Pública e Vale sobre indenizações de Brumadinho
As vítimas do rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, que quiserem receber indenizações de forma extrajudicial já estão sendo cadastradas. Na sexta-feira (05), a mineradora Vale e a Defensoria Pública de Minas Gerais assinaram um termo que permite que os atingidos optem por acordos individuais ou por núcleo familiar.
De acordo com a Defensoria do Estado, a adesão é voluntária. Os Ministérios Públicos estadual e federal e a Defensoria Pública da União já se posicionaram contra a medida e defendem ações coletivas.
As instituições criticam a construção de uma tabela de danos e temem que o modelo seja um padrão para as indenizações.
Nesta terça-feira (09), dois engenheiros responsáveis pela gerência de Geotécnica da Vale negaram que a companhia tivesse conhecimento de eventual risco de ruptura da barragem em Brumadinho. Os funcionários prestaram depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito que apura as causas do desastre.
Segundo a engenheira Cristina Malheiros, a estrutura era muito monitorada com equipamentos que mediam a pressão e o nível da água, além de sensores que avaliavam a inclinação da parede da barragem. Ela chegou a ser presa em fevereiro deste ano a pedido do MP de Minas Gerais porque, segundo os procuradores, os engenheiros sabiam da instabilidade da barragem.
Além de ouvir os representantes da Vale, a sessão da CPI de Brumadinho desta terça-feira aprovou o bloqueio de bens de quatro dirigentes afastados da companhia.
*Informações da repórter Natacha Mazzaro
Assuntos
continue lendo
Notícias
Lula derrota família Bolsonaro pela segunda vez
Com vantagem no 1º turno, Flávio Bolsonaro recebeu 48%
- Quem é Celina Leão, amiga de Michelle Bolsonaro que foi reeleita governadora do DF Jovem Pan · há 5 dias
- Datafolha: Flávio Bolsonaro é rejeitado por 46%; Lula, por 45% Jovem Pan · há 1 semana
- ‘Bondades’ anunciadas por Lula em 2026 somam até R$ 178,1 bilhões ao ano Jovem Pan · há 2 semanas
- Trump diz que Groenlândia tem maior reserva de petróleo do mundo e que ela será explorada Estadão Conteúdo · há 2 semanas