Alemão contraiu coronavírus dentro do próprio país

O homem de 33 anos foi contaminado por um colega chinês que viajou ao país a trabalho

  • Por Jovem Pan
  • 28/01/2020 18h46
EFENúmero de mortos por coronavírus passa de mil

As autoridades alemãs dizem que o primeiro caso de infecção de um indivíduo com coronavírus aconteceu através de transmissão no próprio país. Trata-se de um homem com 33 anos que foi contaminado por um colega chinês que viajou à Alemanha.

De acordo com as autoridades alemãs, o homem, de origem chinesa, esteve na Alemanha entre os dias 19 e 22 de janeiro. No último dia, já no regresso à China, teria se sentido mal.

Os médicos dizem que o alemão contaminado está sendo acompanhado e o estado de saúde do paciente é estável. Até ao momento, não foi encontrado qualquer outro registro da doença no país, mas as autoridades de saúde estão acompanhando a situação de outras 40 pessoas que estiverem em contato com o chinês que esteve no país a trabalho.

As autoridades do país também confirmaram nesta terça-feira (28) três novos casos de contágio por coronavírus na Alemanha, supostamente relacionados com a primeira infecção, a de um paciente de 33 anos na região da Baviera, onde ele teve contato com uma colega procedente de Xangai.

Caso de coronavírus semelhante no Japão

Nesta terça foi revelado ainda o caso de um outro homem, no Japão, que contraiu o coronavírus sem que tenha estado na China. Trata-se de um motorista de ônibus na cidade de Nara, que esteve em contato com visitantes de Wuhan entre o dia 8 e 16 de janeiro. Os sintomas começaram em 14 de janeiro, tendo sido hospitalizado em 25 de janeiro, antes de ser diagnosticado com o coronavírus.

O coronavírus já atingiu 4.690 pessoas, sendo 4.610 na China continental. Em dois dias foram confirmados quase 2 mil novos casos. Até o momento, foram registradas 106 mortes. Setenta e nove pessoas se recuperaram.

*Com informações da Agência Brasil e EFE