China proíbe funerais e estabelece protocolo para mortes por coronavírus

  • Por Jovem Pan
  • 02/02/2020 14h40
EFE coronavírus china Segundo os dados mais recentes, o número de mortes aumentou para 305, enquanto o número de infectados com a doença no território chinês está em 14.380

Os mortos pelo coronavírus não podem ser enterrados onde seus parentes desejam ou mesmo terão direito a uma cerimônia de despedida, depois que o governo da China emitiu neste domingo um protocolo rigoroso para o tratamento de cadáveres, como parte de seus esforços para controlar o surto.

Os restos mortais dos infectados pelo novo coronavírus terão que ser cremados em uma funerária designada e perto do local onde se encontram, não serão transportados entre diferentes regiões e não serão preservados por sepultamento ou outros meios.

É isso o que diz o protocolo emitido pela Comissão Nacional de Saúde, Ministério dos Assuntos Civis e Ministério da Segurança Pública.

As tradições fúnebres — como uma cerimônia de despedida — são proibidas e os corpos devem ser desinfetados e colocados em um saco selado por trabalhadores médicos e não podem ser abertos após a vedação.

As funerárias devem enviar pessoal e veículos especiais para entregar os corpos de acordo com a rota designada — e esses devem ser cremados em crematórios designados, segundo a diretriz.

Segundo os dados mais recentes, o número de mortes aumentou para 305, enquanto o número de infectados com a doença no território chinês está em 14.380.

Até agora, todos as mortes haviam ocorrido na China. Porém neste domingo (2) houve a confirmação que um homem de nacionalidade chinesa morreu no sábado (1º) nas Filipinas, para onde viajara de Wuhan — epicentro do novo coronavírus.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.