Confinamento na Espanha será estendido até 9 de maio

  • Por Jovem Pan
  • 18/04/2020 19h54 - Atualizado em 19/04/2020 12h15
EFE Sánchez afirmou que o fim do confinamento deverá acontecer de forma gradual conforme avança a doença

Pedro Sánchez, presidente do governo espanhol, anunciou neste sábado que vai pedir ao Congresso que prorrogue o estado de alarme com o confinamento da população até 9 de maio, com um “alívio” para crianças.

Os mais jovens poderão sair brevemente, mas com medidas de precaução, a partir de 27 de abril, segundo pronunciamento em cadeira nacional de televisão.

Líder do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) elogiou a resposta da população à situação, considerando-a “exemplar”, ao respeitarem um confinamento que está em vigor desde 14 de março e com o qual, segundo ele, foram salvas dezenas de milhares de vidas.

A Espanha teve até agora 20.043 mortes por coronavírus, com 191.726 casos confirmados, mas a taxa de aumento do contágio foi progressivamente reduzida nas últimas semanas.

Sánchez atribuiu a forte redução no índice de infecção ao confinamento, mas alertou que as conquistas ainda são insuficientes e, sobretudo, frágeis. “Não podemos colocá-las em risco com decisões precipitadas na desescalada das medidas drásticas do país”, disse.

O chefe de governo antecipou que o fim gradual do confinamento será realizado de forma diferente em todo o país, dependendo da evolução da doença em diferentes territórios, mas não deu maiores detalhes. Ele renovou seu apelo às outras forças políticas para que se chegue a um grande pacto nacional que permita o que ele definiu como acordo de reconstrução da economia. Para isso, mais uma vez, pediu o apoio da União Europeia para que o bloco não permita o crescimento do populismo antieuropeu com possível inação.

* Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.