Coreia do Sul reabrirá as escolas em etapas a partir de 13 de maio

  • Por Jovem Pan
  • 04/05/2020 12h57
Yonhap/EFE Estudantes e professores terão que usar máscaras, exceto durante as refeições, limpar as carteiras e manter distância enquanto circulam

A Coreia do Sul informou nesta segunda-feira (4) que reabrirá as escolas em etapas a partir de 13 de maio. A decisão foi tomada considerando que o número de novos casos do coronavírus estão a quase zero nos últimos dias. No entanto, as autoridades de saúde pediram atenção assim que os 5,5 milhões de alunos dos ensinos básico, fundamental e média voltarem às salas de aula.

Os exames em larga escala, o rastreamento intenso de contatos e os aplicativos de rastreamento permitiram à Coreia do Sul limitar a expansão do vírus sem os isolamentos amplos vistos em outros países.

O início do semestre letivo foi adiado quatro vezes desde março, o que obrigou as escolas a realizarem aulas pela internet. “Agora estamos nos preparando para a abertura das escolas e, ao mesmo tempo, administrando os riscos diários da doença”, disse o ministro da Educação, Yoo Eun-hae, em um pronunciamento pela televisão.

“Se acontecer de um estudante estar infectado com o vírus, as autoridades de saúde adotarão a ação necessária e a escola alternará para aulas online”, disse o ministro. Alunos do ensino médio poderão frequentar aulas a partir de 13 de maio. Alunos mais novos retomarão as aulas em etapas entre 20 de maio e 1º de junho.

Estudantes e professores terão que usar máscaras, exceto durante as refeições, limpar as carteiras e manter distância enquanto circulam. A Coreia do Sul também se exigirá que as escolas realizem desinfecções e analisem temperaturas com frequência e que reformulem a distribuição das carteiras.

O anúncio da retomada das escolas acontece um dia depois de o governo dizer que relaxará as regras de distanciamento social a partir de 6 de maio, o que permitirá que algumas instituições públicas, como museus e bibliotecas, reabram em etapas.

Pesquisas encomendadas pelo Ministério da Educação mostraram que a maioria dos pais apoia a ideia de uma reabertura escalonada das escolas dentro de duas semanas após o final do distanciamento social intenso.

Depois de sofrer o primeiro surto grande de coronavírus fora da China, a Coreia do Sul conseguiu reduzir o número diário de infecções para cerca de 10 ou menos, a maioria importadas.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.