Coronavírus pode ser transmitido pelas lágrimas, avalia pesquisa italiana

  • Por Jovem Pan
  • 23/04/2020 11h00
Pixabay visão Eles explicam que agora "serão necessários mais estudos para verificar quanto tempo o vírus permanece ativo e potencialmente infeccioso nas lágrimas".

O novo coronavírus também pode ser transmitido por secreções oculares, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Nacional para Doenças Infecciosas Lazzaro Spallanzani (Inmi), de Roma, na Itália.

O estudo publicado pela revista “Annals of Internal Medicine” descreve que, após pesquisa realizada em um paciente com a covid-19 e que apresentava conjuntivite bilateral, os pesquisadores conseguiram isolar o vírus. Isso mostra que, além do sistema respiratório, ele também é capaz de se replicar nas conjuntivas, acrescenta o estudo.

Trata-se de uma descoberta, explicam em uma nota do hospital Spallanzani, que também tem implicações importantes para a saúde pública, tanto que a Organização Mundial da Saúde (OMS) solicitou informações da pesquisa quando ela ainda estava na fase preliminar.

“Esta pesquisa mostra que os olhos não são apenas um dos portais para o vírus entrar no corpo, mas também uma fonte potencial de contágio”, disse Concetta Castilletti, diretora da Unidade Operacional sobre Vírus Emergentes do Laboratório de Virologia Spallanzani.

A pesquisa também mostrou que, em testes nasais, o paciente apresentava negativo para o vírus após três semanas, mas ainda fracamente positivo no olho, e também 27 dias após a hospitalização. Eles explicam que agora “serão necessários mais estudos para verificar quanto tempo o vírus permanece ativo e potencialmente infeccioso nas lágrimas”.

O presidente da Associação Italiana de Oftalmologistas (AIMO), Luca Menabuoni, chamou a atenção para “a necessidade do uso adequado de dispositivos de proteção durante os exames oftalmológicos”.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.