Espanha permitirá que crianças saiam às ruas durante 1h por dia

  • Por Jovem Pan
  • 23/04/2020 10h31
EFE/ Mauricio Dueñas Castañeda Após quase seis semanas de confinamento, as crianças poderão estar nas ruas uma vez por dia, entre 9h e 21h

O governo da Espanha permitirá que crianças de até 14 anos de idade brinquem, caminhem e corram nas ruas durante uma hora por dia a partir do próximo domingo (26) sempre acompanhadas por um adulto e a um máximo de um quilômetro de sua residência.

A medida é uma das primeiras para aliviar parcialmente o confinamento obrigatório da população em virtude do novo coronavírus.

Nesta quinta-feira (23) o país chega ao seu 40º dia de estado de alarme, que durará pelo menos até 9 de maio, implicando em fortes limitações ao movimento de pessoas e atividades comerciais, educacionais, culturais, esportivas e de lazer, a fim de conter a expansão da covid-19.

Após quase seis semanas de confinamento, as crianças poderão estar nas ruas uma vez por dia, entre 9h e 21h, carregar seus próprios brinquedos, incluindo bolas e scooters, pular, correr e se exercitar. No entanto, eles não poderão ir a parques ou playgrounds para evitar o contágio.

Um adulto pode sair com até três crianças que vivem com ele ao mesmo tempo — geralmente pais, responsáveis ou irmãos mais velhos — e terá que controlar as medidas de higiene e separação física com outras pessoas em todos os momentos.

O vice-presidente de Direitos Sociais do Executivo, Pablo Iglesias (Podemos) e o ministro da Saúde, Salvador Illa, especificaram hoje, durante entrevista coletiva, as condições da medida, na expectativa da sua aprovação amanhã.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.