Espanha vai às urnas neste domingo para segunda eleição geral do ano

  • Por Jovem Pan
  • 10/11/2019 08h59
EFE O atual primeiro-ministro e candidato do PSOE, Pedro Sánchez, votou no início da manhã

A Espanha vai às urnas neste domingo (10) para a segunda eleição geral no país do ano – e a quarta em quatro anos. O objetivo da nova votação é destravar um diálogo político que impediu a formação de um bloco no parlamento que permita a um dos partidos governar. O pleito também acontece em um momento de forte tensão política na Catalunha devido à atuação de grupos radicais independentistas.

Às 9 horas (horário local; 5 horas de Brasília) os quase 23 mil centros de votação espalhados pelo país foram abertos. Ao todo, cerca de 37 milhões de eleitores estão aptos para votar. Nesta eleição, a 14ª desde a restauração da democracia no país, poderão votar 226.771 novos eleitores que completaram 18 anos desde o pleito anterior, que aconteceu em maio.

Os espanhóis vão eleger 350 membros do Congresso dos Deputados e 208 dos 265 integrantes do Senado – os demais 57 são definidos pelos parlamentos regionais.

Os maiores partidos que disputam as eleições espanholas são o socialista PSOE, atualmente no poder de forma interina; o conservador PP; o liberal Ciudadanos; a coalizão de esquerda Unidas Podemos; e o ultradireitista Vox.

Para garantir a segurança na votação, o governo montou um esquema de segurança que conta com 93 mil agentes em toda a Espanha e incluiu membros da Polícia Nacional, da Guarda Civil e das polícias das comunidades autônomas.

*Com informações da Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.