EUA: Denunciante de Trump deve testemunhar ‘muito em breve’

  • Por Jovem Pan
  • 29/09/2019 13h30 - Atualizado em 29/09/2019 14h00
EFE/EPA/OLIVER CONTRERAS O processo se baseia em revelações de que o presidente americano teria conversado por oito vezes com o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski

O democrata e presidente da Comissão de Inteligência da Câmara dos Representantes, Adam Schiff, afirmou nesta domingo (29) que o responsável pela denúncia anônima que embasou a abertura de investigação para um possível impeachment do presidente americano Donald Trump testemunhará na Casa “muito em breve”. Ao programa This Week da ABC, ele afirmou que a Câmara está tomando “todas as precauções” para proteger a identidade do denunciante.

Nesta semana, a presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, anunciou a instauração de uma investigação de impeachment contra Trump. O processo se baseia em revelações de que o presidente americano teria conversado por oito vezes com o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, e pressionado o líder para que o país iniciasse investigações sobre negócios realizados pelo ex-vice-presidente Joe Biden e seu filho na Ucrânia, sob pena de não receber US$ 250 milhões de ajuda militar dos EUA.

Biden é um dos pré-candidatos democratas para representar o partido nas eleições à Casa Branca em 2020.

Também ao programa This Week, o advogado pessoal de Trump e ex-prefeito de Nova York, Rudy Giuliani, havia dito que não cooperaria com a investigação de Schiff, acusando o congressista de conduta injusta. No entanto, Giuliani rapidamente voltou atrás e disse que consideraria testemunhar. “Eu tenho que ser guiado pelo meu cliente”, disse.

A denúncia anônima coloca Giuliani como peça-chave na investigação de impeachment.

*Com informações do Estadão Conteúdo 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.