EUA: Nova Jersey dará cerveja a quem tomar vacina contra Covid-19 em maio

O ritmo das inoculações diminuiu quando a campanha de imunização alcançou a população mais jovem do país; estados estão usando a criatividade para incentivar cidadãos a receberem injeção

  • Por Jovem Pan
  • 04/05/2021 12h50
EFE/EPA/JUSTIN LANE Placa da farmácia CVS indica local de vacinação contra a Covid-19 nos Estados Unidos O estado da Virgínia Ocidental já tinha prometido US$ 100 para quem recebesse o imunizante

O governador de Nova Jersey, Phil Murphy, anunciou nesta segunda-feira, 3, que todas as pessoas com mais de 21 anos que receberem sua primeira dose da vacina contra Covid-19 durante o mês de maio receberão um copo de cerveja grátis. Para isso, basta apresentar o cartão de vacinação em um dos 13 bares e restaurantes que estão participando do programa batizado de “Shot and a Beer”. A iniciativa faz parte do plano do estado para aumentar o número de imunizações e atingir a meta de 4,7 milhões de residentes até o final de junho. Enquanto isso, o estado da Vírgina Ocidental está concedendo um título de poupança no valor de US$ 100 para cada pessoa entre 16 e 35 anos que se vacine contra o novo coronavírus, em uma iniciativa anunciada pelo governador Jim Justice no último dia 26. A própria decisão do CDC de retirar a obrigatoriedade do uso de máscara em espaços ao ar livre para quem estiver vacinado foi usada como um argumento por Joe Biden para que mais pessoas se imunizem. “Para aqueles que não se vacinaram ainda, especialmente os que são mais jovens ou acham que não precisam, esse é outro ótimo motivo para se vacinar”, comentou o presidente. Anteriormente, o democrata já tinha incentivado empresas a oferecerem folgas remuneradas aos funcionários nos dias em que eles fossem receber a injeção.

Incentivos como esse serão importantes daqui para frente. Na maior parte do país, o número de inoculações diárias vem diminuindo continuamente nas últimas semanas. Segundo dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), os Estados Unidos aplicaram cerca de 2,8 milhões de doses por dia na última semana de abril, sendo que no início do mês passado essa média era de aproximadamente 3,2 milhões. O ritmo mais lento não está sendo causado por escassez de vacinas, problema que acomete a maior parte do mundo, mas sim por um baixo interesse entre a faixa etária mais jovem, que é agora o público-alvo da campanha. Desde o dia 19, todas as pessoas com 16 anos ou mais podem ser imunizadas no país. O jornal norte-americano The Washington Post levanta uma segunda possível causa para o ritmo mais lento da campanha de vacinação nas últimas semanas: a desconfiança em relação ao imunizante da Johnson & Johnson. Mais de sete milhões de pessoas já tinham recebido a dose única da Janssen nos Estados Unidos quando foram relatados oito casos de trombose. Enquanto esses incidentes eram investigados, o governo suspendeu o uso da vacina durante 11 dias. Justamente durante essa pausa, entre 18 e 21 de abril, o jornal conduziu uma pesquisa em que 73% dos entrevistados não vacinados disseram que não estavam dispostos a receber o fármaco da Johnson & Johnson. Além disso, 43% consideravam essa vacina muito insegura ou um pouco insegura.

Também vem chamando atenção um outro dado do CDC que aponta que um número considerável de norte-americanos não estão comparecendo para tomar a segunda dose da vacina contra Covid-19. Cerca de 3,4% perderam o seu segundo agendamento em março e 8% em abril. É importante ressaltar, no entanto, que a informação pode conter imprecisões à medida que algumas pessoas tomam a primeira e a segunda dose em localidades diferentes.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.