Exército israelense ataca líderes do Hamas no Catar

Israel alega que ataque foi ‘direcionado contra líderes de alto escalão da organização terrorista’; governo catari considerou bombardeamento a delegação de negociação do grupo como ‘covarde’ 

  • Por Jovem Pan
  • 09/09/2025 11h58 - Atualizado em 09/09/2025 12h00
  • BlueSky
Jacqueline PENNEY / AFPTV / AFP Esta captura de tela, tirada de uma filmagem da AFPTV, mostra um homem observando a fumaça subindo após as explosões na capital de Doha, Catar, em 9 de setembro de 2025. Um oficial militar israelense disse à AFP que os militares realizaram ataques aéreos em Doha em 9 de setembro, em uma operação que teve como alvo líderes seniores do grupo militante palestino Hamas. (Foto de Jacqueline PENNEY / AFPTV / AFP) Fumaça subindo após as explosões na capital de Doha por ataques aéreos de Israel 

Israel atacou líderes do Hamas no Catar nesta terça-feira (9), informaram as Forças Armadas israelenses e o governo catari. “O Exército israelense e o Shin Bet (agência israelense de segurança interna) realizaram um bombardeio direcionado contra líderes de alto escalão da organização terrorista Hamas”, disseram as Forças Armadas, sem especificar onde o ataque ocorreu. Um jornalista da AFP constatou que um complexo do Hamas no Catar foi atacado. O governo do Catar alegou que o ataque teve como alvo as residências de líderes do Hamas e o chamou de “covarde”.

Uma autoridade do Hamas em Gaza disse, sob condição de anonimato, que Israel atacou a delegação de negociação do grupo “enquanto ela discutia a proposta do presidente [americano] Donald Trump para um cessar-fogo na Faixa de Gaza”. Ao justificar o ataque, o Exército israelense afirmou que “por anos, esses membros da liderança do Hamas dirigiram as operações da organização terrorista, são diretamente responsáveis pelo massacre brutal de 7 de outubro e orquestraram e administraram a guerra contra o Estado de Israel”.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Na semana passada, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ordenou o início das negociações para a libertação de todos os reféns, poucos dias após o Hamas aprovar uma nova proposta de cessar-fogo apresentada pelos mediadores (Egito, Catar e Estados Unidos). Segundo fontes palestinas, a proposta prevê a libertação gradual dos reféns durante uma trégua inicial de 60 dias, em troca de prisioneiros palestinos mantidos por Israel. Ao mesmo tempo, Netanyahu deu sinal verde para uma nova ofensiva militar para tomar o controle da Cidade de Gaza, que Israel considera um dos últimos redutos do grupo terrorista.

*Com informações da AFP 

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.