Governo britânico envia carta à UE pedindo mais prazo para o Brexit

A carta, enviada no início da noite deste sábado (19), não foi assinada pelo premiê britânico, Boris Johnson, que rejeita a extensão do prazo para efetivar a saída da União Europeia

  • Por Jovem Pan
  • 19/10/2019 19h04
EFE O primeiro ministro britânico, Boris Johnson

O governo britânico pediu formalmente à União Europeia um adiamento do prazo para a saída do Reino Unido do bloco. O primeiro-ministro Boris Johnson, que rejeita a extensão do Brexit, não assinou a carta, enviada na noite deste sábado (19) ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk.

O premiê enviou também uma segunda carta pedindo aos líderes da UE que não concedam a extensão.

“A solicitação de extensão acabou de chegar. Agora vou começar a consultar os líderes da UE sobre como reagir”, disse Tusk, em sua conta no Twitter.

O pedido do governo britânico marca um revés político para Johnson apenas alguns dias depois de ele ter concluído com êxito uma renegociação dos termos de retirada do Reino Unido da União Europeia.

Ainda neste sábado, parlamentares britânicos votaram para adiar a decisão se apoiam ou não o acordo Brexit fechado por Johnson com a UE, atrapalhando os planos do governo de deixar o bloco no fim deste mês.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.