Interpol inclui nome de suspeito de ataque ao Porta dos Fundos em lista de procurados
Eduardo Fauzi embarcou para a Rússia no dia 30 de dezembro. Itamaraty já solicitou a extradição do economista
O nome do economista Eduardo Fauzi Richard Cerquise, suspeito de participar do ataque com coquetéis molotov contra a produtora do Porta dos Fundos, foi incluído na lista de Difusão Vermelha da Interpol.
A difusão vermelha é o alerta máximo da Interpol e limita os deslocamentos do alvo. Se ingressar em território que integra a comunidade policial, Fauzi pode ser imediatamente detido.
O economista está foragido desde o último dia 30 de dezembro, quando a Polícia Civil tentou cumprir mandado de prisão contra em quatro endereços ligados a ele no Rio de Janeiro, mas não o encontrou.
Depois, descobriu-se que Fauzi havia embarcado para a Rússia um dia antes de sua prisão ser decretada.
Já na Rússia, Eduardo Fauzi divulgou um vídeo de pouco mais de sete minutos no qual ataca o Porta dos Fundos e utiliza argumentos cristãos para chamar os humoristas de “intolerantes, marginais e bandidos”.
O Itamaraty pediu a extradição de Fauzi. As conversas entre representantes do governo brasileiro e da Rússia, onde o suspeito está, começaram nesta semana e parecem adiantadas. O Brasil mantém acordo de extradição com os russos desde 2007.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.