Itália pede para que jovens evitem festas e população passe as férias no país

  • Por Jovem Pan
  • 21/05/2020 11h19
  • BlueSky
EFE/EPA/MATTEO CORNER Premiê italiano pediu para que jovens evitem aglomerações

O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, pediu nesta quinta-feira (21), ao comparecer na Câmara dos Deputados, para que os jovens evitem reuniões e festas, apesar do aparente controle do novo coronavírus no país. Ele também convidou aos cidadãos italianos que permaneçam na Itália durante as férias.

“Um apelo a todos e principalmente aos jovens: agora não chegou a hora de festas e vida noturna. Agora, mais do que nunca, é necessário respeitar a distância de segurança e o uso de máscaras. Se expor significa expor-se a uma infecção”, disse Conte, ao falar no Parlamento sobre a fase 2 de desconfinamento após o fechamento do país por conta da pandemia.

Desde a última segunda-feira (18), a Itália reabriu restaurantes e lojas. Muitos prefeitos e presidentes das regiões, no entanto, denunciaram o comportamento principalmente de jovens, que saíram em grupos para se encontrar em bares e regiões de vida noturna e áreas de lazer.

Conte iniciou seu discurso assegurando que, ainda hoje, três meses após o primeiro caso detectado no país, ele pode dizer que “as decisões tomadas, tão dolorosas e que provavelmente afetam alguns direitos fundamentais, estavam corretas”.

“Chegou a hora dar reinício ao mecanismo econômico e produtivo, depois de superar a fase mais aguda da emergência, mas o desafio que nos espera não é menos insidioso do que o enfrentado no início da emergência”, acrescentou.

Ele explicou que a Itália ocupa o primeiro lugar no número de testes em relação aos habitantes e defendeu que nessa nova fase não só existe confiança na “autodisciplina das pessoas”. O premiê ainda disse que “foi criado um sistema articulado para controlar as tendências epidemiológicas” e citou os testes moleculares e sorológicos que serão realizados voluntariamente nos próximos dias.

*Com EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.