Joe Biden acusa Trump de ‘trair’ EUA ao retirar tropas da Síria

Em comunicado, o candidato democrata Joe Biden criticou Donald Trump e chamou declaração do presidente de ‘insultante’

  • Por Jovem Pan
  • 10/10/2019 19h24 - Atualizado em 10/10/2019 19h28
EFE/EPA/CJ GUNTHER Joe Biden criticou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos e atual pré-candidato do Partido Democrata às eleições de 2020, Joe Biden, afirmou nesta quinta-feira (10) que o presidente do país, Donald Trump, se deixou “enganar” pela Turquia ao aceitar retirar as tropas americanas do norte da Síria, e que isso representa uma “traição” aos próprios militares.

Biden, que está empatado com a senadora Elizabeth Warren nas pesquisas de intenção de voto para as primárias democratas, criticou duramente a política de Trump em comunicado divulgado um dia depois de começar a ofensiva turca no norte da Síria, que já deixou pelo menos 100 mortos e fez com que 60 mil pessoas tivessem que deixar suas casas.

“Donald Trump vendeu ao melhor licitante as Forças da Síria Democrática (FSD), os valentes curdos e árabes que lutaram conosco para derrotar o califado do Estado Islâmico (EI)”, disse Biden em comunicado.

“Mas isso não é tudo: também traiu as nossas valentes tropas, que se sacrificaram com eles. Traiu a nossa palavra como nação, semeando dúvidas entre nossos aliados no mundo sobre os compromissos dos EUA e traiu nossa segurança ao dar sinal verde a uma incursão turca que criará o caos e permitirá que o EI volte a crescer”, acrescentou.

Biden criticou especialmente, chamando-a de “insultante”, a afirmação feita ontem por Trump de que os EUA não têm nenhuma obrigação de proteger os curdo-sirios, porque eles supostamente “não ajudaram” os EUA “na Segunda Guerra Mundial”.

“Segundo esse padrão, só o Canadá, uns poucos aliados europeus e outros poderiam esperar que os Estados Unidos os defendam, e mesmo eles poderiam ter dúvidas depois das ações de Trump”, opinou.

O ex-vice-presidente criticou Trump por tomar a decisão “impulsivamente, após uma ligação telefônica para outro líder autoritário, o presidente turco [Recep Tayyip] Erdogan”.

“Não houve nenhuma consulta com nossos militares, nossos diplomatas ou nossos aliados. Trump foi enganado, simplesmente, porque não tem nem ideia do que está fazendo”, declaro Biden, além de chamar o atual presidente de “incompetente”.

O pré-candidato democrata entrou assim para o coro de políticos dos dois grandes partidos americanos que condenaram a decisão de Trump de assumir um lado na questão relativa ao norte da Síria. Entre eles estão ferrenhos aliados do presidente, como os senadores republicanos Lindsey Graham e Liz Cheney.

Graham anunciou ontem um acordo bipartidário para promover um pacote de sanções à Turquia que afetaria qualquer ativo de líderes turcos nos EUA, incluindo Erdogan, além de proibir ajuda militar ao país e negócios com suas empresas do setor de energia.

*Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.