México: Total de mortos após explosão em duto de gasolina sobe para 85

  • Por Jovem Pan
  • 21/01/2019 21h47
EFE Incêndio deixou 58 feridos com graves queimaduras

Subiu para 85 o número de pessoas mortas após grande incêndio e explosão atingirem um duto de gasolina em Tlahuelilpan, no México. O fogo começou no fim da noite de sexta-feira (18), depois de um furto de combustível realizado por moradores da região.

O governo mexicano diminuiu para 58 o total feridos com graves queimaduras. Algumas pessoas ainda estão desaparecidas. Grupos coletavam gasolina em baldes e latas de lixo, a partir de um vazamento na tubulação, quando houve a explosão.

Omar Fayad, governador de Hidalgo – estado em que fica Tlahuelilpan -, ressaltou a dimensão da tragédia e afirmou que os familiares das vítimas vão receber ajuda do poder público para enterrar seus parentes.

As autoridades do México estão realizando exames de DNA para cruzar as informações com os restos mortais encontrados na área da explosão. Muitos dos corpos não estão em condições de identificação.

Segundo testemunhas, uma bola de fogo “engoliu” quem estava próximo ao duto.

Há três semanas, o presidente mexicano – Andres Manuel Lopez Obrador – lançou uma ofensiva contra gangues de roubo de combustíveis, que já perfuraram torneiras perigosas e ilegais em dutos pelo menos 12.581 vezes no ano passado.

Com multidões de pessoas da cidade frequentemente envolvidas, ajudando ladrões ou coletando o combustível em recipientes precários, era apenas uma questão de tempo antes de um fogo ocorrer – a situação já aconteceu outras vezes.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.