Ataque a mercado de gado deixa ao menos 23 mortos no Afeganistão

Casas próximas ao local foram destruídas; Animais também morreram no ataque

  • Por Jovem Pan
  • 29/06/2020 11h03
EFE A província de Helmand, uma das mais inseguras do país e dos quais nove de seus 14 distritos estão sob controle do Talibã, foi palco de combates esporádicos nos últimos meses

Um ataque realizado com morteiros e um veículo carregado de explosivos deixou, ao menos, 23 mortos e outros 15 feridos no Afeganistão. O episódio, ocorrido nesta segunda-feira (29), aconteceu em um mercado de gado na província de Helmand.

“Houve um primeiro lançamento de quatro morteiros no mercado de gado e, em seguida, um veículo carregado de explosivos explodiu. Como resultado, 23 civis foram mortos e cerca de 15 ficaram feridos”, disse em comunicado o gabinete do governador local.

O presidente do Conselho Provincial de Helmand, Attaullah Afghan, afirmou que as explosões ocorreram por volta das 9h30 (hora local), no distrito de Sangin. O gabinete do governador de Helmand acrescentou ainda que “várias casas civis próximas foram destruídas e um grande número de animais também morreu”.

Logo após o ataque, um dos porta-vozes do Talibã, Qari Yusuf Ahmadi, culpou em sua conta no Twitter o Exército afegão e escreveu que “em resultado do ataque, dezenas de nossos compatriotas civis, incluindo crianças, foram mortos ou feridos”. No entanto, o Ministério da Defesa afegão afirmou que a acusação é “completamente infundada” e atribuiu o ataque aos insurgentes.

“Devido às explosões do talibãs, infelizmente 23 civis morreram e mais de 15 ficaram feridos”, disse o Ministério, acrescentando que “o Exército não realizou nenhum tipo de atividade militar na área e que não disparou os morteiros”.

A província de Helmand, uma das mais inseguras do país e dos quais nove de seus 14 distritos estão sob controle do Talibã, foi palco de combates esporádicos nos últimos meses.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.