Pandemia pode aumentar a pobreza e provocar distúrbios sociais na América Latina, diz ONU

‘A igualdade é a chave para o controle bem-sucedido da pandemia’, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres

  • Por Jovem Pan
  • 10/07/2020 14h29
EFE/ Juan Ignacio Roncoroni Pandemia pode aumentar a pobreza na América Latina, segundo a ONU

A pandemia da Covid-19 pode fazer com que a desigualdade social na América Latina seja exarcebada e criar uma série de distúrbios, segundo o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres. Em um documento, ele destacou que a região tornou-se um foco da doença, em um quadro exacerbado pela limitada proteção social, por sistemas de saúde fragmentados e “profundas desigualdades”.

Na avaliação de Guterres, a recuperação da Covid-19 na América Latina exige uma transformação do modelo de desenvolvimento. “A igualdade é a chave para o controle bem-sucedido da pandemia e para uma recuperação econômica sustentável na América Latina e no Caribe”, afirma ele.

O secretário enfatiza a importância do respeito aos direitos humanos, considerando que “a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres precisam estar no centro da resposta”, ao ressaltar que as mulheres têm sofrido um impacto desproporcional na pandemia, em parte porque muitas delas trabalham em atividades informais, mais atingidas pela crise. Entre as recomendações políticas de curto prazo, Guterres sugere que se considere a adoção de uma “renda básica emergencial”, a fim de enfrentar a insegurança alimentar e a desnutrição nos países da região.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.