Peru tem quase 55 mil casos de coronavírus e registra 89 novas mortes

  • Por Jovem Pan
  • 06/05/2020 21h41
EFE/Paolo Aguilar O país é um dos que mais tem realizado testes em toda a América: já foram feitos 429.458 o que, de acordo com especialistas, explica a alta nos casos

O Peru registrou nesta quarta-feira (6) 3.628 novos casos de coronavírus, o que eleva o total no país desde o começo da pandemia para quase 55 mil. O número de mortes ultrapassou 1,5 mil, com 1.533, sendo que 89 delas ocorreram nas últimas 24 horas.

No relatório diário divulgado pelo Ministério da Saúde do país, que está em quarentena há 52 dias, foi destacado que 5.729 dos infectados permanecem em hospitais, 220 a mais do que nesta terça-feira. Destes, 717 estão em unidades de terapia intensiva. O Peru tem atualmente 902 leitos disponíveis.

O país é um dos que mais tem realizado testes em toda a América: já foram feitos 429.458 o que, de acordo com especialistas, explica a alta nos casos. Segundo o ministério, 17.527 pessoas já tiveram alta ou completaram a quarentena ordenada após sofrerem da doença.

O impacto da Covid-19 tem sido mais forte em áreas da Amazônia peruana, como Loreto, que registrou 1.559 infecções e 67 óbitos. A capacidade de atendimento na região está completamente excedida, a ponto de várias pessoas, incluindo três bombeiros voluntários, terem morrido por falta de oxigênio nos hospitais. Em Madre de Dios, foram reportadas 129 infecções e um óbito.

Pessoas nas ruas

Mesmo com os alertas do Ministério da Saúde para evitar aglomerações a fim de conter a propagação do vírus, grande parte da população ainda decide ignorar as restrições.

Faltando apenas cinco dias para o fim da ordem de isolamento e do toque de recolher noturno, que o governo ainda não informou se vai se estender por todo o país ou apenas algumas partes, as vias de Lima permanecem cheias de gente, enquanto os mercados e bancos estão totalmente lotados.

Na capital peruana, aumentou a presença de vendedores ambulantes, que assumiram a área em torno do Mercado Central, no centro histórico, para oferecer produtos para o Dia das Mães, que será comemorado neste domingo.

* Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.