Presidente sul-coreano destaca necessidade de nova cúpula EUA-Pyongyang

  • Por Agência EFE
  • 11/09/2018 07h50
EFE EFE "A completa desnuclearização da península coreana é um problema que deve ser resolvido por meio de negociações entre o Norte e Estados Unidos", disse Moon

O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, destacou nesta terça-feira a necessidade da realização de uma nova cúpula entre Estados Unidos e Coreia do Norte, argumentando que sua desnuclearização é um problema que requer diálogo entre os dois para ser resolvido.

“A completa desnuclearização da península coreana é um problema que deve ser resolvido por meio de negociações entre o Norte e Estados Unidos”, disse Moon, durante reunião de seu gabinete, divulgada pela agência local de notícias “Yonhap”, onde ele também falou da necessidade dos dois líderes voltem a tomar “decisões ousadas”.

No discurso, que aconteceu horas depois da Casa Branca ter revelado que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, solicitou, através de carta, uma nova cúpula com o presidente dos EUA, Donald Trump, Moon disse que seu país trabalhará para “mediar e promover” o diálogo até que a comunicação entre os dois países “se torne mais ativa”.

“O presidente Trump, assim como Kim Jong-un, estão me pedindo para desempenhar esse papel”, afirmou Moon, que está imerso na preparação da cúpula que ele mesmo realizará em Pyongyang com Kim, entre os dias 19 e 20 deste mês.

A viagem de Moon para a capital da Coreia do Norte ocorre em um momento em que o diálogo entre Pyongyang e Washington foi paralisado pelas diferenças entre os dois países sobre como realizar o processo de desnuclearização da península.

A Coreia do Norte exigiu o progresso na assinatura de um tratado de paz com o Sul para acabar com o estado de guerra que tecnicamente permanece na península, em troca de medidas concretas para desmantelar seu arsenal, exigido pela Casa Branca.

Sobre esta questão, o presidente sul-coreano pediu hoje esforços dos dois lados: “A Coreia do Norte deve realizar seu desmantelamento nuclear e Estados Unidos devem criar um ambiente (favorável) através das medidas correspondentes”, declarou.

Moon pediu a Kim e Trump que realizem sua segunda cúpula, argumentando que “mudar para um nível mais alto” no desmantelamento nuclear norte-coreano necessita “mais uma vez de idéias e decisões ousadas por parte dos líderes da Coreia do Norte e Estados Unidos”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.