Putin e Xi discutem cooperação, relação com EUA e cenário global
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o líder da China, Xi Jinping, realizaram uma videoconferência nesta quarta-feira (4) para discutir o aprofundamento da cooperação econômica entre Moscou e Pequim, a relação com os Estados Unidos e temas globais Putin aceitou convite para visitar a China duas vezes neste ano
A conversa ocorreu em meio a esforços de líderes ocidentais para reforçar laços com Pequim, apesar das divergências sobre a guerra na Ucrânia. Países europeus pressionam a China a reduzir o apoio à Rússia, enquanto Pequim se consolidou como principal parceiro comercial de Moscou, que busca aliviar os efeitos das sanções ocidentais.
Putin afirmou que o vínculo bilateral é um fator de estabilização em um cenário global turbulento. Xi disse que os dois discutiram planos para fortalecer as relações bilaterais e aprofundar a cooperação estratégica.
O presidente russo elogiou a cooperação em energia, o uso pacífico da energia nuclear e projetos de alta tecnologia, além da decisão chinesa de permitir entrada sem visto para russos, medida também adotada por Moscou.
Segundo o assessor do Kremlin Yuri Ushakov, Putin e Xi também trocaram avaliações sobre as relações com os EUA, que “praticamente coincidem”, defendendo cooperação baseada no direito internacional e na Carta da ONU. Xi também apoiou as negociações entre Rússia, Ucrânia e EUA em Abu Dhabi.
Putin observou que Washington não respondeu à proposta de estender por um ano o tratado nuclear New START, que expira nesta quinta-feira, mas afirmou que Moscou seguirá aberta a negociações para garantir estabilidade estratégica. Também foram discutidas tensões envolvendo o Irã e a situação na Venezuela e em Cuba.
*Estadão Conteúdo
continue lendo
Mundo
EUA e China fecham acordo para cortar tarifas sobre US$ 60 bilhões em produtos
Washington e Pequim reduzirão taxas sobre US$ 30 bilhões em mercadorias de cada país e estenderão trégua comercial até 10 de janeiro
- Ex-campeão mundial de sinuca é condenado à prisão por abuso sexual de menores AFP · há 13 segundos
- Executivo do New York Times é morto a tiros; sogros são presos como suspeitos Jovem Pan · há 4 horas
- EUA cancelam vistos de autoridades da Bolívia, Colômbia, Equador e Peru AFP · há 18 horas
- SpaceX coloca Starship em órbita da Terra pela primeira vez; veja vídeo AFP · há 24 horas