Número de crianças obesas aumenta dez vezes nas últimas décadas no Brasil

  • Por Jovem Pan
  • 03/09/2014 12h55
  • BlueSky

Em relação aos anos 70 no Brasil, 30% das crianças estão acima do peso e dados mostram que a obesidade infantil aumentou dez vezes. O Ministério da Saúde informou que 6,5 milhões de crianças e adolescentes já lutam contra a balança.

Além de causas patológicas e herança genética, o sobrepeso está diretamente relacionado aos maus hábitos alimentares e a falta de exercício físico. O pediatra Paulo Taufi Maluf Junior, do Hospital das Clínicas e do Sírio-Libanês, afirmou que a família deve mudar a rotina para ajudar os filhos.

*Ouça os detalhes no áudio

De cada dez adolescentes, oito continuam obesos na fase adulta com risco de terem diabetes, problemas cardíacos e na coluna. Falando a Renata Perobelli, o presidente do Instituto Data Popular, Renato Meirelles, disse que as famílias passaram a consumir mais guloseimas.

A comunidade médica avalia que a propaganda de refrigerantes, salgadinhos, bolachas recheadas, chocolates e sucos em pó tem sua parcela de culpa. A rotina das famílias também faz com que as crianças e adolescentes, cada vez mais sedentários, recorram aos alimentos industrializados.

 

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.