Papa pede aceleração dos processos de nulidade matrimonial no futuro

  • Por Agencia EFE
  • 24/01/2015 13h51

Cidade do Vaticano, 24 jan (EFE).- O papa Francisco evocou neste sábado a possibilidade de que “em um futuro” possam ser estudadas novas “interveções legislativas” destinadas a acelerar os processos de nulidade matrimonial.

O pontífice fez essa reflexão durante uma audiência com os participantes do Congresso Internacional de Direito Canônico que ocorre na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma desde na quinta-feira.

Neste encontro, foram estudadas as perspectivas do documento “Dignitas connubii” (2005), um compêndio de instruções que devem seguir os tribunais diocesanos na tramitação das causas de nulidade do casamento.

O pontífice argentino disse que “este vademécum” permite aos tribunais dotar de segurança e rapidez os processos, mas que estes, em algumas ocasiões, “são percebidos pelos cônjuges como longos e fatigantes”.

“Ainda não foram explorados todos os recursos que esta Instrução põe à disposição para um processo rápido, privado de formalismo, nem se podem excluir no futuro outras intervenções legislativas dirigidas a tal fim”, afirmou.

Ontem, Francisco inaugurou o ano judicial do Tribunal da Rota Romana e expressou seu desejo de que estes processos sejam mais rápidos e gratuitos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.