Paraguai assume a presidência do Mercosul pelos próximos seis meses

  • Por Agência Brasil
  • 17/07/2015 17h21
Wilson Dias/Agência Brasil 48ª Cúpula do Mercosul e Estados Associados

Ao final da sessão plenária da Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, em Brasília, a presidente Dilma Rousseff transmitiu nesta sexta-feira (17) a presidência pro tempore do Mercosul, pelos próximos seis meses, para o presidente paraguaio Horacio Cartes.

Ao assumir a função, Cartes reforçou a necessidade de fortalecimento de um Mercosul sem travas ao comércio entre os países-membros. Ele destacou a importância de garantir o livre trânsito e a eliminação de barreiras tarifárias e não tarifárias aos produtos intra-bloco como uma meta realizável e concreta.

“E, por isso, o Paraguai propôs um plano de ação para o fortalecimento do Mercosul na área comercial, que vai ser adotado na nossa presidência pro tempore, para superar as barreiras que impedem o comércio livre”, disse o líder paraguaio.

Cartes chamou atenção para o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia que é, em seu entendimento, uma questão prioritária. Segundo ele, a negociação desse compromisso vai ocupar grande parte da agenda regional neste segundo semestre.

O líder paraguaio reforçou que as ações do bloco sul-americano devem ajudar as economias menores e mais vulneráveis para que superem as diferenças existentes no Mercosul.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.