De olho nas eleições, três ministros deixam o governo Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou nesta quinta-feira (2) os ministros Rui Costa (Casa Civil), Márcio França (Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte) e Jader Barbalho Filho (Cidades). As saídas se deram dois dias antes de encerrar o prazo de desincompatibilização.
Segundo determinam as regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os ministros precisam estar desvinculados de seus cargos no Executivo seis meses antes do pleito. Ou seja, para disputarem o pleito em outubro, os titulares das pastas do Executivo precisam deixar seus postos até sábado (4).
Em publicação nas redes sociais, Márcio França (PSB) indicou que deve mirar São Paulo nas eleições. “A partir de agora, concentro meus esforços ao lado do nosso time do [Partido Socialista Brasileiro] e no nosso projeto para [o estado] e o Brasil”, escreveu.
Conforme antecipou a colunista Beatriz Mafredini, da Jovem Pan, o futuro político de Márcio França segue em aberto. Articuladores do Partido dos Trabalhadores acreditam que seria mais difícil convencer o agora ex-ministro e até então pré-candidato ao governo paulista a se “rebaixar” ao posto de vice na chapa com o ex-titular da Fazenda Fernando Haddad para o Palácio dos Bandeirantes.
Há ainda uma expectativa de que Márcio França se lance ao Senado por São Paulo. Também é esperado que Rui Costa (PT) dispute a Casa Alta pela Bahia, enquanto Jader Barbalho Filho (MDB) deve sair candidato à Câmara dos Deputados pelo Pará.
Assuntos
continue lendo
Política
Relatório da PF expõe divisão interna sobre Lulinha e sugere acionar Corregedoria
O próprio documento se descreve como "sem valor probatório" e diz que não pode ser utilizado para imputar acusações de infrações
- Lula: Dizer que vacina faz a pessoa virar gay ou virar jacaré é crime Estadão Conteúdo · há 1 hora
- Defesa diz que ‘direcionamento’ de Mendonça deve gerar arquivamento de caso Lulinha Estadão Conteúdo · há 2 horas
- AGU diz que não agiu em nome da PF para tirar Mendonça: ‘Intervenção processual’ Estadão Conteúdo · há 5 horas
- Em resposta a Fachin, PGR abre investigação para apurar se investigação de PF contra Moraes é ilegal Matheus Alleoni · há 15 horas